domingo, 3 de maio de 2009

Kid Vinil

Kid Vinil

KID VINIL
VERMINOSE - MAGAZINE - OS HERÓIS DO BRASIL
Em 1978, Antonio Carlos (Kid), Trinkão e Ted Gaz, futuros membros do Magazine, trabalhavam na gravadora Continental. Nesse mesmo ano, Antonio Carlos fez sua primeira viagem à Inglaterra desembarcando em uma Londres fervilhando de bandas, no auge do punk rock, iniciado por grupos como Sex Pistols, Clash, Buzzcocks, Sham 69, entre outros.A energia primal dos shows de punk rock era o oposto do marasmo e estagnação que predominavam no cenário musical brasileiro, exemplificados pelo rock progressivo e super grupos como Led Zeppelin e Queen. Na sua volta ao Brasil, entusiasmado pelo que viu na movimentada cena britânica, resolveu montar sua própria banda, no esquema "DIY, do it yourself", ou seja, "faça voce mesmo", lema do punk rock inglês, que conclamava a todos que voce poderia montar uma banda mesmo se não soubesse música - algo inimaginável antes, com as virtuosísticas bandas de rock do começo dos anos 70. Nesse esquema, Kid chegou a fazer parte como guitarrista de uma banda chamada AI-5: durou muito pouco, mas tempos depois o AI-5 se tornou uma instituição dos primórdios do punk nacional. Kid conheceu Trinkão, capista da Continental e amigo de Lu Stopa, na fila do cartão de ponto. Lá no bairro do Bixiga, Kid nos vocais, Trinkão na bateria e Lu Stopa no baixo, e mais o guitarrista e roadie da banda Filé, logo substituído pelo saudoso Minho K(Celso Pucci), começaram a ensaiar tocando músicas de grupos punks, covers dos Rolling Stones, Raul Seixas e músicas de Minho K. Com essa formação gravaram sua primeira demo, ao que parece perdida para sempre, pois nenhum dos membros possui uma cópia. Este grupo, ainda sem nome, animava uma festa com o pessoal da Gravadora Continental, quando o radialista Alf Soares (da rádio Excelsior) sugeriu-lhes o nome de Verminose -"um nome perfeito para um grupo feio com um som mais feio ainda" - não gostaram muito, mas o nome ficou e, assim, surgiu o Verminose , berço do futuro Magazine.O clima musical do Brasil em 79 era um misto de muito MPB, com um final da era do rock progressivo, pontilhado com as complexidades de um Arrigo Barnabé. O Verminose, com uma mistura de punk, rockabilly e Stones, destoava de tudo isso e chocava o público.
O SURGIMENTO DO MAGAZINE
No Verminose, o guitarrista Minho K foi substituido por Ted Gaz, ou melhor, Fábio Gasparini, ex-Mona (que teve um compacto lançado em 1972), ex-Scaladácida (que tinha o novato Richie) e ex-Sunday (famoso grupo de bailes, com pelo menos alguns compactos e um LP gravado). Tinha, também, em alguns shows, o guitarrista Jean Trad substituindo Fábio ou se juntando ao grupo formando um quinteto. Na época, a midia queria de todo jeito descobrir o que existia por trás do movimento punk, mas os punks tinham como lema não falar com a imprensa, uma atitude tipicamente burguesa. Foi então que Kid deu uma lendária entrevista à revista Veja falando sobre o assunto, sobre a cena punk local, e como consequência foi tachado de traidor do movimento.A resposta dos punks foi imediata: invadiram um show que o Verminose fazia no Lira Paulistana, famosa casa de shows em Pinheiros, e quebraram tudo - chegaram a ameaçar de morte os integrantes da banda. Clemente, d"Os Inocentes" estava lá e se lembra bem desse dia, já que perseguiu Kid com uma garrafa quebrada. Felizmente, nada de mais grave aconteceu, mas Ted Gaz decide que é hora de se livrarem de vez do rótulo de grupo punk e coloca como condição para sua permanência no grupo, uma mudança radical na banda - mudança de nome e de som, de punk para a new wave. Assim, surge o grupo new wave Magazine com Kid, Ted Gaz, Lu Stopa e Trinkão. Segue-se uma trajetória de muitos hits e shows. Após três anos de muito sucesso, shows non-stop, aparições em TV e rádio, o Magazine sucumbe ao stress e Kid anuncia sua saída do grupo em 1986. O restante do grupo ainda tenta continuar com um novo vocalista, Pedrinho, e uma nova gravadora, a Continental: mas sem Kid Vinil, gravaram apenas um single de 12 polegadas chamado "Pegue Seu Nariz"/"Nellie, o Elefante" e desistiram. Kid, por sua vez, formou com André Christovam um projeto de blues, rockabilly e rock 'n'roll chamado "Kid Vinil e os Heróis do Brasil". André já costumava substituir Ted Gaz nos shows do Magazine quando este não se encontrava bem de saúde. Com um contrato pela gravadora 3M, o Heróis lançou o disco '"Kid Vinil e os Heróis do Brasil", em 1987. O Heróis consistia em André na guitarra, Kuki na bateria, Raska ou Newton no baixo e Ari Holland nos teclados. O disco teve participações ilustres, como a de Rita Lee nos vocais e Roberto de Carvalho na produção. Após cerca de um ano, a saga dos Heróis do Brasil já estava no final. Nos shows, André foi substituido pelo guitarrista Nivaldo (ex-Muzak), Kuki foi substituído por Abel e Raska por Felippe. Nascia, então, o embrião para o disco solo de Kid, tambem conhecido como "O Toque do Vinil". Este disco solo de Kid Vinil saiu pelo selo RGE e era composto por músicas não gravadas de Tico Terpins e Zé Rodrix, composições do grupo Coke Luxe, de Eddy Teddy, pioneiro do rockabily redivivo brasileiro, além de composições inéditas.
(Fonte site do Kid Vinil - www.kidvinil.com)

LU STOPA
Lu Stopa, nasceu em São Paulo-SP em 28/09/1960. Contra baixista á 28 anos, minha especialidade é o Rock and Roll. Membro fundador da banda MAGAZINE (anos 80), liderada por KID VINIL nos vocais, anteriormente chamada VERMINOSE. Já passei por várias outras bandas de R&R, além do MAGAZINE e VERMINOSE, nos anos 80, tais como:
MARIA ANGÉLICA NÃO MORA MAIS AQUI;
LUIS OCTAVIO E OS QUATRO OLHO e projetos com a galera do IRA (Tributo a Roy Orbyson, o BIG O)
Com
MARCELO NOVA , em sua carreira solo, e também participei do projeto da banda CAMISA DE VENUS (2004) (dvd ao vivo)
Com
JOHNNY BOY & BANDA (Banda do multi-instrumentista Johnny Boy).
Com
DIRTY WORK (The Rolling Stones Tribute).
Com
TRIO DE ESTRANHOS (Tributo á banda CAMISA DE VÊNUS e RAUL SEIXAS).
Com
RAUL ROCK CLUB BAND (Banda do Fan Clube oficial de Raul Seixas no Brasil "RAUL ROCK CLUB"). (Fonte site do Lu Stopa - www.lustopa.rock-brasil.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário